Parâmetros métricos da escala modificada de Borg: Revisão Sistemática da Literatura


Autores

Ana Isabel Massano Pinheiro Leitão, Andreia Martins Antunes de Oliveira Dias, Jacinta Maria Silva Santos, Jofrina Zinaenda Patrício, Tony Michel Antunes Esteves Monteiro, Luís Manuel Mota de Sousa

Autor de Referência

Luís Manuel Mota de Sousa

Nome

Luís Manuel Mota de Sousa

Resumo

A dispneia é um dos sintomas mais comuns em pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, metabólicas ou psicogênicas, que leva frequentemente a pessoa a procurar assistência. A dispneia é subjetiva e a sua severidade é de difícil avaliação. O Enfermeiro Especialista em Reabilitação recorre a escalas e instrumentos de medida para avaliar a função respiratória e a capacidade funcional da pessoa, permitindo a implementação das intervenções que se traduzam numa melhoria da autonomia da mesma. Desta forma, este estudo tem como objetivo conhecer as propriedades Métricas da Escala Modificada de Borg (EMB) bem como a sua aplicabilidade na Enfermagem, tendo sido realizado uma Revisão Sistemética da Literatura, utilizando a metodologia PICO[S]. Após a análise de oito artigos, constatou-se a dispersão dos parâmetros avaliados e inconsistência dos resultados. A EMB apresenta validade clínica escassa, não sendo unânime a garantia da reprodutibilidade e sensibilidade.

Palavras-Chave

Dispneia, Escala de Borg Modificada, Psicometria

Anexo

Transferir

Artigos

O seu artigo não está publicado?
Insira em baixo o seu email e receba na sua caixa de correio o estado em que o seu artigo se encontra.

Caso necessite de ajuda ou informação suplementar, utilize os nossos contatos.

Não consegue ler?
Gerar novo código

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.