Satisfação dos Utentes e a avaliação da Importância dos fatores profissionais e organizacionais numa consulta de Estomatologia


Autores

Susana Mendes, Patrícia Delfim

Autor de Referência

Susana Mendes

Nome

Susana Maria Reis Mendes

Resumo

Os cuidados de saúde envolvem vários fatores que estão interrelacionados com a satisfação do utente. Estes devem ser sistematicamente monitorizados, no sentido de se promover a avaliação dos cuidados. Esta avaliação tem como finalidade, prestar assistência diferenciada e de qualidade aos utentes que dela necessitam. Para que se consiga determinar se os fatores profissionais e organizacionais são importantes para os utentes e se as suas necessidades estão a ser asseguradas, é necessário recorrer a avaliação dos procedimentos, dos profissionais que desempenham estes tratamentos e às circunstâncias organizacionais e físicas que lhe são alusivas. Somente com esta análise poderá haver o desenvolvimento dos cuidados e a promoção do bem-estar físico e do conforto psicológico dos utentes. Com o objetivo de avaliar a satisfação que o utente tem relativamente à consulta de estomatologia, e identificar qual a importância atribuída a determinados fatores interrelacionais/profissionais e organizacionais numa consulta de estomatologia, foi realizado um estudo de investigação numa Clínica em Lisboa. Concluiu-se que os fatores considerados mais importantes pelos utentes são a Eficácia dos tratamentos e a Confiança nos Profissionais de Saúde. O fator menos votado como importante foi o Tempo de espera. Relativamente à satisfação, a percentagem mais alta de satisfação relaciona-se com a confiança que sentem no profissional de saúde, com as condições físicas e a higiene da clínica e com a simpatia. O tempo de espera, foi o único item com menor pontuação de satisfação total.

Palavras-Chave

estomatologia, fatores, satisfação, utente.

Anexo

Transferir

Artigos

O seu artigo não está publicado?
Insira em baixo o seu email e receba na sua caixa de correio o estado em que o seu artigo se encontra.

Caso necessite de ajuda ou informação suplementar, utilize os nossos contatos.

Não consegue ler?
Gerar novo código

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.